terça-feira, 22 de novembro de 2011

bonsai...

bonsai.

estilo floresta.
Olá meninas. como vocês tem passado ? hauhauha o ultimo post era pra sexta feira mas eu atrasei tudo por que sempre arrumava uma coisa pra fazer e o post nunca saia kkk. Então todo mundo que se preze já ouviu falar em bonsai não ? São aquelas arvoresinhas minúsculas que são replicas das gigantes e ficam em um vaso rasinho e ela é super usada em decorações; eu sou apaixonada por bonsais acho uma coisa linda de morrer . pesquisei um pouco sobre eles ...

 - As origens históricas


Apesar da forte associação entre o cultivo de bonsai e a cultura japonesa na verdade foram os chineses os primeiros a cultivar árvores e arbustos em vasos de cerâmica. Há provas de que, já em 200 d.C. os chineses cultivavam plantas envasadas (mais conhecidas como Penjing) como prática habitual da sua atividade de jardinagem.

 - Técnicas de controle de crescimento
O crescimento das árvores é controlado com a aplicação de várias técnicas:
  •     Restrição do crescimento das raízes pelo vaso utilizado: Uma árvore não possui essa restrição na natureza, por isso cresce livremente.
  •     Uso de adubos com menor quantidade de nitrogénio: O nitrogénio em excesso provoca crescimento acelerado e folhas com tamanho maior que o desejado.
  •   Rega em quantidades moderadas: Entenda-se por moderada a rega feita com critério, não com economia. O que não podemos fazer é molhar nosso bonsai todos os dias, se ele não seca de um dia para o outro, por isso o clima, o vento, a localização da árvore vão sempre incidir directamente na frequência de rega. A rigor, deve usar-se a sensibilidade, regar quando a terra estiver seca, e não regar quando ela estiver ainda úmida.
As árvores não são modificadas geneticamente. Praticamente qualquer espécie pode ser utilizada, sendo as mais famosas, as dos gêneros Pinus(pinheiros), Acer (bordo), Ulmus (olmos), Juniperus (junípero/zimbro), Ficus(figueira), Rhododendron (rododendro ou azálea), dentre outros.

 - Estilos

Podem ser encontrados bonsais de vários tamanhos, sendo que a maioria fica entre 5 cm e 80 cm. Os bonsais medindo até aproximadamente 25 cm podem ser chamados shohin. Costuma-se chamar os bonsais menores que 7 cm de nano.

Podemos encontrar, na natureza, árvores que crescem em formas bastante variadas. Essas formas são imitadas através de "treinamento" (aramação e poda). Os estilos abaixo são os básicos tradicionais. Existem outros que são considerados subtipos dos descritos abaixo.

  •     Chokan: Estilo ereto formal. Árvore com tronco reto, que vai diminuindo de espessura gradualmente, da base ao ápice. Os ramos devem ser simétricos e bem balanceados.

  •     Moyogi: Estilo ereto informal. Tronco sinuoso, inclinando-se em mais de uma direção à medida que progride para o ápice, embora mantendo uma posição geral mais ou menos ereta. A árvore deve dar a impressão de um movimento gracioso.

  •     Shakan: Estilo inclinado. Tronco reto ou ligeiramente sinuoso, inclinando-se predominantemente em uma direção.
  •     Kengai: Estilo cascata. A árvore se dirige para fora da lateral do vaso e então se movimenta para baixo, na direção da base do vaso, ultrapassando a borda do mesmo. Os vasos nesse estilo são estreitos e profundos.
  •     Han-tensoi: Estilo semi-cascata. Semelhante ao anterior, com a árvore caindo a um nível abaixo da borda do vaso, mas não chega a altura da base do vaso.
  •     Fukinagushii: Varrido pelo vento. Árvore com ramo e tronco inclinados como que moldados pela força do vento.


Beeeeeijos :*
 fonte : Wikipedia

3 comentários:

  1. Aii que legal .. mais um selinho =D
    obrigada, adoreei ;)

    acho liindo bonsai, amei aquele estilo floresta, nunca tinha visto !!!

    Bjoo bjoo

    ResponderExcluir
  2. aii que legal minha mae tem 2 é um cuidado só! rsrsrs

    ResponderExcluir
  3. Olá Aninha ah são lindos eu também tenho um uma figueira quando ganhei tinha 2 figos depois caiu as folhas ,os figos mas agora as folhagen voltou mas os figos ainda não.
    Muito bacana seu blog aparece pra uma visitinha já te seguindo linda.
    Bjs da Ro.

    ResponderExcluir